quinta-feira, 4 de agosto de 2011

HERPES LABIAL

1. O que é herpes labial?
 
R. Herpes labial é uma infecção causada pelo vírus Herpes simplex.

2. Tenho herpes, como tratar?
R. Logo que aparecer os primeiros sintomas do herpes, pode-se aplicar no local uma pomada antiviral a base de aciclovir (Zovirax®) a cada 4 horas, dando intervalo ao dormir. Pode-se fazer aplicações de laser de baixa potência com o dentista, que amenizará a dor no local e, em caso de ferida, acelera a cicatrização.

3. Como se pega herpes?
R. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, porém nem sempre é manifestado. O vírus fica latente (“adormecido”) no organismo até ser estimulado e se manifestar mais tarde.

4. Como aparece o herpes labial?
R. Vários fatores podem estimular o herpes vírus, tais como: estresse emocional, diminuição da defesa do sistema imunológico, exposição à luz solar muito intensa, menstruação. Alguns indivíduos têm maior possibilidade de desenvolver herpes, outros, mesmo em contato com o vírus não desenvolvem a doença.

5. Onde pode aparecer o herpes?
R. O herpes pode aparecer em qualquer região do corpo, porém os locais mais comuns são o lábio e a área genital.

6. Quais são os sintomas do herpes?
R. Antes do herpes aparecer visualmente, pode haver uma ardência e coceira no local. Em seguida formam-se pequenas bolhas avermelhadas agrupadas, que posteriormente irão estourar liberando um líquido, no qual o vírus do herpes está presente. A seguir forma-se uma ferida que irá secar levando à cicatrização.

7. Quanto tempo leva para o herpes desaparecer?
R. O ciclo do vírus leva de 5 a 10 dias.

8. Qual é a fase mais contagiosa do herpes vírus?
R. A fase mais contagiosa do herpes é aquela em que as pequenas bolhas estouram, liberando um líquido contendo milhões de vírus.

9. Estou com ferida do herpes na boca. Quais cuidados devo tomar?
R. Lavar muito bem as mãos quando tocar na ferida, pois o vírus poderá ser transmitido para outros locais do corpo, principalmente para a região genital, olhos e boca. Evitar contato íntimo ou muito próximo de outras pessoas. Evitar furar as bolhas. Utilizar toalhas e utensílios separados de outras pessoas.

10. Beijar pega herpes?
R. Sim. Se a pessoa que está com a ferida do herpes na fase bolhosa (pequenas bolhas agrupadas) e estas estourarem, esta é a fase mais contagiosa. Geralmente é assim que as crianças adquirem o vírus, quando estas são beijadas pela mãe com lesão do herpes.

11. O herpes tem cura?
R. Não, porém poderá ser controlado se tratado corretamente.

FAÇA SUA PERGUNTA ATRAVÉS DE UM COMENTÁRIO OU POR EMAIL:
   theresacarla35@yahoo.com.br
 
twitter.com/TheresaCarla 
facebook.com/theresa.corradi

DR. THERESA CARLA CORRADI
CRO 32090
(37) 9969-1050

Nenhum comentário:

Postar um comentário